FICC realiza diagnóstico cultural de Itabuna
A Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) está realizando um diagnóstico cultural, com objetivo de inventariar os equipamentos culturais disponíveis, bem como os de suporte cultural como hotéis, restaurantes, etc. Com base nos elementos colhidos a fundação poderá elaborar projetos e elaborar planos para fomentar a cultura no município.
O diagnóstico realizará ações integradas de estudos em fontes documentais e bibliográficas; pesquisa de campo, inventário, registros fotográficos, etc. Segundo o presidente da FICC e coordenador do projeto Roberto José da Silva, o resultado final deste trabalho será publicado em livro até final de dezembro de 2013, a fim de garantir sua divulgação e propagação.
Roberto acrescenta, ainda, que “este é o verdadeiro valor da pesquisa, o de assegurar para todos os interessados o acesso democrático à informação dos nossos produtos culturais, da nossa história e identidade conscientizando esses públicos para os seus papéis na sociedade itabunense”.
Com o projeto, a FICC vai ,apear as principais demandas e dificuldades enfrentadas pela comunidade itabunense no âmbito da Cultura e levantar dados e informações relevantes para uma análise situacional da área, identificando as lacunas estruturais a fim de subsidiar a construção do Plano Decenal Municipal de Cultura, que constitui um dos pontos obrigatórios para a legitimação do Sistema Municipal de Cultura, tratando-se de uma política de Estado para a cultura itabunense.
Além da coordenação de Roberto José da Silva, que é graduado e Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe, com experiência em pesquisa e diagnóstico social, o projeto conta também com o trabalho técnico da pesquisadora Jackeline Modesto, psicóloga e especialista em diagnóstico juvenil; do pesquisador Evaldo Borges, mestre em geografia pela UNESP e da professora Genny Xavier, responsável pela coordenação técnica para implantação do Sistema Municipal de Cultura de Itabuna e com reconhecida experiência a cerca do movimento cultural da cidade.